Renovando o visto de residência

Finalmente chegou a data de entregar os documentos para renovação do visto de residência turco (visto familiar). whatsapp-image-2017-02-27-at-14-08-06Meu visto venceu em setembro de 2016 mas eu já tinha preenchido o formulário online no mês anterior (agosto-16). O tempo de espera foi de 6 meses!

Escolhemos o posto de Beylikdüzü por ser mais próximo de casa e meu horário era 14:00 mas chegamos um pouco mais cedo pois sempre tem uma “confusão” no início dos serviços. E teve mesmo… As pessoas foram chegando e ficando ao redor da mesa do oficial que controla a entrada. Assim que ele chegou todos queriam ser atendidos ao mesmo tempo! Fila pra quê, né? Enfim conseguimos a senha e aguardamos pouco tempo para sermos chamados. Assim que nos chamaram, fomos direto para a mesa indicada, entregamos os documentos solicitados e pegamos os valores a serem pagos no banco. Como preenchemos o formulário há muito tempo tivemos que confirmar valores antes de efetuar qualquer pagamento.

Um documento que confirma que meu marido trabalha e tem o SGK estava errado. O papel foi impresso na empresa, assinado, escaneado e enviado por email para o local que meu marido trabalha e lá foi impresso novamente já com a assinatura mas a oficial não aceitou desta maneira. O documento tem que ser original, tem que ser a própria folha assinada e não a cópia ou scan.

Saímos de lá com todos os documentos que levamos mas temos 30 dias para efetuar os pagamentos, corrigir o documento errado e entregar de volta a solicitação no mesmo local.

Documentos que entreguei:

* Cópia do passaporte (e o original para conferência)

* Cópia do ikamet anterior (e o original para conferência)

* Cópia da certidão de casamento turca

* Cópia do kimlik do meu marido (e o original para conferência)

* 4 fotos

* Formulário preenchido e assinado

* Antecedentes criminais do marido (impresso pela internet)

* Comprovante de residência (em nome do meu marido)

* Comprovante de trabalho e SGK do marido (falta entregar)

* Recibos de pagamentos do visto e do cartão (falta entregar).

 

Valor para o visto de residência: 185 USD (será convertido para TL no momento do pagamento).

Valor para o cartão de residência: 63 TL.

 

Site para preencher o formulário online: https://e-ikamet.goc.gov.tr/

Nota 1: como o sistema online é novo e meu registro não estava lá, tive que dar entrada como se fosse a primeira vez mas a oficial do posto de Beylikdüzü estava ciente e considerou minha solicitação como “renovação”.

Nota 2: Agora o visto para cônjuge de cidadão turco é de até 3 anos, contados a partir da data do vencimento do ikamet anterior e não da data da entrega dos documentos, mas o tempo também depende da validade do passaporte!

Nota 3: O cônjuge deve estar presente para verificação dos documentos dele, assinatura e para dar e receber informação em turco!

 

Ainda não tenho informação sobre o envio do cartão ou o tempo de espera.
UPDATE 02/03: no dia seguinte já levamos os documentos e finalizamos a solicitação. Pegamos o documento de autorização de viagem internacional e fomos informados que o cartão seria enviado pra casa dentro de 1 mês. Vamos aguardar… 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s